sábado, janeiro 3

Começam a valer as novas regras ortográficas

“As novas regras ortográficas começaram a valer nesta quinta-feira (1º). De acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, até 2012, haverá um período de transição, no qual valem as duas formas de escrever: a antiga e a nova. O Brasil se torna o primeiro país de língua portuguesa a adotar as novas regras ortográficas, enquanto no resto do mundo lusófono o acordo ainda está cercado de polêmica e incerteza. Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal também já ratificaram o acordo, mas nenhum deles tem data marcada para implementar a nova ortografia.”

A ideia (sem acento mesmo) é unificar a língua portuguesa em todos os países em que este é o idioma oficial. Isso é uma forma política para dar uma visão maior ao idioma, e facilitar a comunicação em diversas reuniões internacionais e conselhos que são feitos pelo mundo.

Acho bacana, mas vai ser complicado escrever algumas palavras daqui pra frente. Difícil acostumar, mas nada que alguém vá morrer por isso.

Minha única revolta é com a PÊRA cara! Não existe mais pêra! Vou ter que ir no supermercado comprar ‘pera’ agora. Vai ser tipo, “pera, to comprando pera". E nós não temos mais pêlos também. Agora é ‘pelo’. E ninguém mais joga na mega-sena, só na megassena. Bom, deem (sem acento mesmo) uma olhada em alguns artigos pela internet e vejam todas as mudanças que foram efetuadas.

6 comentários:

Unknown disse...

Antes da visão política, eles deveriam olhar o lado cultural da coisa. A língua e sua ortografia fazem parte da identidade cultural e histórica de um país (não que o Brasil tenha isso aeiuhuaieh, afinal, funk não é nem perto do que se pode chamar de cultura), mas de qualquer forma, a maneira que escrevemos hoje é devido a todo um processo. Que tipo de benefício político tem na unificação ortográfica? Daqui a pouco não poderemos mais ter sotaque também. Era muito melhor se esses países tivessem se juntado pra conversar sobre a possível formação de um bloco econômico? Idéias pra se melhorar o desenvolvimento, explorar as melhores formas de se evoluir. Unificar a ortografia? Ok, mas pra que mesmo? =(

Luhh disse...

Guia de como se dar bem com a reforma ortográfica:
1- Não use trema em: linguiça, entregue, frequentar... e afins...
2- Assuma que você está velho o bastante para alterar seu português e continue escrevendo exatamente como fazia antes! Você está ultrapassado!
(By Cris Dias, mas valeu a pena repetir!)

Allan disse...

Acredito que o impacto sobre a reforma ortográfica vai ser maior por causa da escrita do que cultural. Afinal, essa é a terceira reforma ortográfica que acontece na língua portuguesa e muitos nem sabem. E se um dia correr outra, em um futuro distante, a conversa cultural vai surgir novamente e não vão nem se lembrar dessa que ocorre agora. Com o tempo cai no esquecimento. Mas para diferenciar certas palavras acredito que realmente o impacto vai ser forte e em muitas vai ocorrer a ambiguidade.

Robson disse...

cai um pouco noq a luana disse, estamos velhos demais pra mudar a escrita, mas nesse ano crianças do país todo vão entrar na alfabetização, e aprender a nova ortografia. enquanto isso ainda temos a desculpa de estarmos no periodo de transição. AHOISEHASUIE ;(~

Anônimo disse...

psehh.. também tem a piadinha sem graça: agora vamos ter que andar em pé no avião.. porque o vôo perdeu o acento =/ (eioheiuheiehhe..nao sei contar piadas, mas é +- assim)
:*

André Victor disse...

tipoo tah mto complicado eu tenho q tomar mto cuidado se eu vou escrever..
humm~~