quinta-feira, dezembro 18

Brasil permanece no 70º lugar no ranking do IDH e é superado pela Venezuela



"O Brasil permaneceu no grupo de nações com alto índice de desenvolvimento humano, mas não subiu posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), divulgado nesta quinta-feira (18) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O país ficou na mesma 70ª colocação obtida no último levantamento, divulgado em 2007, e foi ultrapassado pela Venezuela"

Para titulo de informação, o ranking possui 179 países listados, e os 75 primeiros são considerados de alto IDH, por um lado o Brasil mostra estabilidade, por outro, mostra que é o País da América Latina que menos cresceu nos últimos anos.

Os quatro indicadores do IDH são: PIB per capita, expectativa de vida, taxa de alfabetização e taxa de matrícula bruta nos três níveis de ensino.

PIB per capita no Brasil já é um problema de distribuição de renda de muitos anos e que só vão ser resolvidos com programas de verdade criados pelo governo, não pelo bolsa família. Taxa de alfabetização também é um ponto crucial, mas acredito que estamos começando a avançar um pouco nesse quesito, pelo incrível que pareça. Taxa de matrícula bruta nos três níveis de ensino é o grande problema nosso, acredito eu. A educação no Brasil vem tendo suas singelas melhoras, mas é algo que nós brasileiros devemos exigir mais (sim, devemos EXIGIR mais e nunca ESPERAR mais).

No ranking o Chile ficou em 40°, a Argentina em 46°, o Uruguai em 47° e a Venezuela em 61°.

8 comentários:

Luhh disse...

vc realmente acha que eu lesada consigo compreender uma palavra que tá escrito ali? =O

Robson disse...

Deveria. Agora vai lá, e me deixa com minha abstinência.
=[

otsuu disse...

lu... nos duas, ok?

Rodolfo Natálio Araújo disse...

to nem ai se o Brasil vai mal em IDH ou não, ele sempre vem caindo, não é do Lula isso. O Lula é o rei, e não vem ninguem falando que ele roba pq ele é o cara do Brasil e nada argumenta isso.

Robson disse...

huh?
ngm apontou o molusco, mas obrigado por exemplificar o quanto ainda temos de evoluir em termos de alfabetização. =x

Anônimo disse...

é triste mas não me espanta. [olha, temos um Lulista alí {coitadinho}... eu não o sou :S {coitadinha, vou me decepcionar na próxima eleição}]
;*

Rodolfo Natálio Araújo disse...

hahaha Lulista mesmo! Seis vão nessa de PSDB pro Brasil ser mais privatizado(vendido)

Anônimo disse...

que que esse cara andou fumando