quinta-feira, dezembro 11

STF adia julgamento da Raposa/Serra do Sol com oito votos favoráveis à demarcação contínua


“O julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que definirá o futuro da reserva indígena Raposa Serra do Sol foi interrompido às 18h20 desta quarta-feira (10) por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio Mello. Antes de a sessão ser suspensa, oito magistrados votaram – todos a favor da manutenção da demarcação contínua da reserva. Ellen Gracie foi a ministra que votou logo antes do pedido de vista, e foi o oitavo voto pela demarcação contínua da reserva.”

O que acontece nessa demarcação é o seguinte: Lindo no papel, mas não funciona assim. Todos os seres humanos têm a tendência a evoluir, mas o índio no Brasil é impedido. Por quê? Por que moldamos o índio. O índio vai ser a vida inteira uma pessoa que anda pintada e com arco e flecha na mão. Nós impedimos o desenvolvimento do índio. Nós não permitimos que o índio cresça mentalmente e se introduza na sociedade brasileira.

“Ahhh, mas nós tomamos as terrinhas deles, eles têm que ter a terra deles de volta! Morra seu miserável causador da fome no mundo!”

É lindo no papel. Os índios com as terras deles de volta... cultivando seus alimentos... sua cultura... e vivendo felizes para sempre. Mas não funciona assim! Você acha que o índio no Brasil hoje não tem consciência do que é certo e errado de acordo com nossa legislação? Você acha que eles não conhecem carro, televisão e roupas? Eles têm consciência sim do que está acontecendo no mundo. E sabe o que vão fazer com essa terra que vão “ganhar” do governo? Vender. Exatamente isso, vão vender. Para nós? Não. Vão vender para estrangeiros virem aqui e pagar em dólar para eles o que é nosso. Nossas plantas, nossos animais, e claro, nossa terra, que antes usávamos para plantio e desenvolvimento econômico e eles pegaram.

“Ahhhhhh mas você é um mentiroso safado! Morra seu porco nazista! Queime na fogueira até o fim dos dias!”

Para quem não sabe, o Robson é de Manaus. E pra quem não sabe nada de geografia, Manaus é a capital do Amazonas. Por isso que ainda achei que essa noticia seria muito boa pra ele comentar. Mas nossas idéias não são diferentes, e ele ainda relata sobre casos de índios das reservas naquela região que saqueiam as pessoas nos ônibus à noite nas estradas, ou pior, saqueiam o ônibus! Levam o ônibus embora pra dentro da “aldeia”. Pra quê? Desmontar e fazer equipamentos agrícolas. E isso acontece com a MAIORIA das tribos indígenas. Não são todas, mas a grande maioria é assim. E você ainda vai vir me falar que o índio brasileiro não tem noção do que é certo e do que é errado? Que ele não vai usar essas terras pra lucro único e exclusivamente próprio quando antes a terra era usada pra plantio e desenvolvimento econômico do país? É nessa hora que eu fico me perguntando: Se eles têm consciência de tudo isso, por que as leis para eles funcionam de forma diferente?

Favorecimento não é a melhor forma de combater a desigualdade, já foi provado por A+B.

5 comentários:

Anônimo disse...

é! se administraçao nao der certo, tu pode fazer jornalismo mesmo! voce faz um resumo da historia com uma crítica muito bem!

Estúdio11 disse...

Allan é a non-sense brasileira agindo mais uma vez.Nossa história é muito covarde com os índio, ja que os portugues e espanhóis desbravaram essas terras consumindo tudo que ela poderia oferecer em recursos naturais e desmatando a população indígena. Eu acho um absurdo nós não sabermos falar nem tupi guarani. Ms quando é pro marketing internacional interessa ao país relembrar a sua origem. Eita povo ridículo. É o grande circo chamado Brasil.












visite nosso blog
http://estudio11.blogspot.com

Robson disse...

Eu também acho um absurdo desmatar a população indigena.

ok ok, mas pondo a questão histórica de lado, existem sim indios nativos, afinal de contas, tem MUITA mata virgem entre o Amazonas, Acre e Roraima, e quem quiser dar uma de desbravador do discovery chanel, com toda certeza vai achar uma tribo perdida e tomar flechada. mas eles estão isolados justamente por não ter nenhum contato com a " civilização " ou seja, o que eles iriam fazer em brasilia reclamando terra ? álias, o que é brasilia para os indios MESMO ? é meio obvio que pra reinvidicar algo, é por ele saber que tem direito, e sabe ser experto tb, por isso não da certo.

Unknown disse...

Infelizmente a culpa nesse momento não é do governo, pq se acontece do governo nao ceder as terras, eles pegam, vão da TV e fazem um escarcéu danado dizendo que sao pobres coitados que não tem onde morar, e a população se revolta. Isso vem da índole das pessoas mesmo, independente se seja índio, ou uma pessoa q vive na metropole. É como o MST, eles querem é terra roxa pra plantar para agronomia de exportaçao, e você acha que o governo vai dar essas terras pro MST? Claro que tem alguns que realmente só querem um local pra morar, mas a maioria está a procura de solo MUITO BOM E RICO em fertilidade pra plantar e exportar. E a população mais leiga, morre de dó. É aquela velha história, cada um faz sua parte pra mover o mundo, seja pro bem, ou pro mal.

Anônimo disse...

fico @(#!*3 com essas coisas... sério. não existe justiça existe dinheiro, influencia e poder.. o resto é resto! mundo medíocre.

<3utea.